Palestras

As palestras que oferecemos atendem aos mais diversos públicos e divulgam as neurociências com rigor e discontração

Entre em contato para levar nossas palestras em sua empresa ou escola! 

Afinal de contas, maconha faz mal?

Resumo:As pesquisas relacionadas a Cannabis Sativa ganham cada vez mais espaço na mídia. Enquanto uma série de reportagens apontam para o potencial terapêutico de substâncias extraídas da planta, os canabinóides, outras reportagens apontam para o risco do desenvolvimento de uma série de doenças, como a esquizofrenia. Nesse cenário, não é de se espantar que o grande público ainda se pergunte: Afinal de contas, maconha faz mal ou não?

Tempo: 40 à 60 min

Público: geral

Palestrante: Ms. Matheus Teixeira Rossignoli


A história dos sonhos: de Morfeu às Neurociências

Resumo: Todos os dias nós temos a oportunidade de passar por uma experiência única: a vivência dos sonhos. As vezes comparado a loucura, não é por acaso que os sonhos são considerados objeto de fascínio desde as culturas mais antigas até a cultura pop de hoje. Mas de onde vem os sonhos? O que acontece com o nosso cérebro durante os sonhos? Os sonhos tem algum sentido ou são obras do acaso? Quais são as teorias científicas sobre os sonhos? Todas essas perguntas fazem parte de uma fantástica história científica dentro das neurociências, a história dos sonhos! Veja a palestra realizada na Casa da Ciência USP-RP

Tempo: 40 à 60 min

Público: geral

Palestrante: Ms. Matheus Teixeira Rossignoli


Laranja mecânica: memórias associativas e o seu primeiro beijo

Resumo: Em 1972 Stanley Kubrick produz uma de suas obras-primas, o filme “Laranja mecânica”. A história se passa em um futuro próximo no qual o governo consegue controlar o comportamento de presidiários induzindo novas memórias. Mas será que isso seria possível algum dia? Como nós podemos manter certas memórias e esquecer outras? Porque você não lembra do almoço de ontem, mas até hoje você lembra do seu primeiro beijo? Para essas perguntas, as neurociências investigam cada vez mais o quanto nosso cérebro pode ser uma laranja mecânica.

Tempo: 40 à 60 min

Público: geral

Palestrante: Ms. Matheus Teixeira Rossignoli

Anúncios