Membros

JULIANA PRADO VITA

jupradovita@hotmail.com

Juliana é publicitária e faz MBA em marketing. Trabalha em organização de eventos, venda de produtos e serviços. Tenta organizar e facilitar a produção de produtos e eventos do Grupo Verde.

..
.
.

CAIO M. MOREIRA

caiommoreira@gmail.com

Sou biólogo formado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP-RP). Na graduação fiz iniciação científica sobre as bases neurais do medo e da ansiedade. Depois, com menos medo, resolvi ir para o Instituto de Psicologia (USP-SP) estudar a resposta hormonal ao stress e à reprodução em macacos-prego selvagens que vivem na Mata Atlântica. Para desestressar, fiz especialização em divulgação científica no Laboratório de Jornalismo (Labjor) da Unicamp. A divulgação em si faço com amigos do Grupo Verde, onde tudo se conecta ao final! Sou um dos fundadores do Grupo Verde e editor da Revista Tavola..

RAFAEL N. RUGGIERO

rafaruggiero@yahoo.com.br

Sou biólogo e atualmente faço mestrado em neurociências, ambos na USP de Ribeirão Preto. Em minha iniciação científica estudei as bases neuroquímicas da dependência e abstinência de drogas. Atualmente estudo como o lítio pode afetar a comunicação entre importantes áreas cerebrais, sendo relevante para compreender o efeito do lítio nos transtornos de humor, a memória e a epilepsia. Para tentar dar um sentido maior aos meus anseios científicos colaboro em projetos de divulgação e compreensão da ciência, dentre eles na Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto. Também sou músico amador – mais amador do que músico – além de ser amante de muitas outras coisas. Sou um dos fundadores do Grupo Verde e editor da Revista Tavola.

GISELE OLIVEIRA  & CLEITON LOPES AGUIAR

gi_jornalismo@yahoo.com.br | cleitonbiologo@yahoo.com.br

Gisele é Formada em Jornalismo, tem experiência em edição de textos e vídeo, bem como desenvolvimento de materiais gráficos. Atuou em uma conceituada produtora da cidade de Araras, a Canal Zero, onde continua colaborando como editora. Foi redatora e editora do site jornalístico Tom Cultural, apresentado no congresso regional de comunicação (Expocom – Intercom Sudeste 2009). Atualmente é jornalista responsável pela editoração e diagramação do Jornal das Ciências e pelos materiais gráficos e audiovisuais da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto -USP.

Cleiton é Biólogo formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto. Foi um dos fundadores, diretor e membro do conselho pedagógico do Projeto de Ensino Interdisciplinar Comunitário (PEIC) que fornece ensino de qualidade a alunos de baixa renda interessados no acesso às Universidades Públicas. Desde 2008 participa do Programa Adote um Cientista da Casa da Ciência/Hemocentro de Ribeirão Preto. Atualmente é estudante de mestrado em Neurociências na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. No laboratório, pesquisa modelos celulares do processamento e armazenamento de memória no córtex pré-frontal de ratos. Também colabora em outros estudos sobre os efeitos do Canabidiol no córtex pré-frontal de ratos no processo de extinção do medo contextual. É apreciador das artes gráficas e audiovisuais. Com a colaboração de Gisele Oliveira tem aprimorado algumas técnicas de edição de imagem e som. É um dos fundadores do Grupo Verde.

MILTON V. DE ÁVILA

burne_bio@yahoo.com.br

Sou biólogo formado pela faculdade de Flosofia, Ciências e Letras da USP – Ribeirão Preto. Realizei meus primeiros contatos com a ciência por meio de estudos envolvendo a abstinência de dogras de abuso em ratos (especificamente morfina). Entretanto, para evitar a abstinência artística, atualmente minha atividade profissional nao envolve diretamente a biologia. Trabalho como ator da Companhia Teatral Boccaccione, músico da banda Motormama e escritor e bailarino da vida. E com alegria e muito orgulho (por mais piegas que seja essa oração) me reúno com mais alguns malucos para funcionar o Grupo Verde, a divulgação de nossos amores.

.

LUIS FERNANDO S. DE SOUZA-PINTO

luisfernandossp@gmail.com | www.sinapseoculta.wordpress.com

Luis Fernando é formado em Ciências Biológicas (biologia) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) tendo como área de concentração as neurociências. Realizou Iniciação Científica no Setor de Psicobiologia USP-RP onde inicialmente pesquisou música, emoção e tempo subjetivo. Posteriormente, interessou-se pela Neurobiologia das Drogas de Abuso, com mestrado finalizado em 2009. Estuda e pratica Psicanálise no Núcleo Távola – Instituto de Formação em Psicanálise de Ribeirão Preto. Também é músico amador e um dos fundadores do Grupo Verde e editor da Revista Tavola.

.

GABRIELA C. DARAHEM & LEZIO S. BUENO JR.

gabee_pedago@yahoo.com.br | leziobio@yahoo.com.br

Gabi é formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) – USP. Durante a faculdade interessou-se pela educação infantil e por isso, escreveu sua monografia sobre a história do CINDEDI (Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil), um importante grupo de pesquisa brasileiro, localizado na própria USP de Ribeirão Preto. Seu envolvimento com a educação infantil também se deu pela participação na “Ciranda da Educação Infantil Pública, Gratuita e de Qualidade para Todos”, um movimento social da cidade com o intuito de cadastrar as crianças fora da educação infantil e fazer valer seu direito a vagas em creches e pré-escolas, com o apoio do Ministério Público. Trabalhou por dois anos como professora assistente de educação infantil no Colégio Pequeno Príncipe e atualmente realiza seu mestrado sobre a história da educação infantil em Ribeirão Preto pela FFCLRP-USP.

Lézio é biólogo, mestre em Psicobiologia e, atualmente, faz doutorado em Neurociências, na USP de Ribeirão Preto. Na trajetória acadêmica percorrida até o momento, interessou-se pelo estudo da aprendizagem, memória, percepção de tempo, sono, epilepsia e doenças psiquiátricas associadas à epilepsia. Para tanto, realizou experimentos envolvendo desde o treino de ratos em tarefas complexas até a observação dos sinais elétricos produzidos pelo cérebro dos mesmos animais. Paralelamente à formação acadêmica, sempre esteve envolvido em projetos de ensino/extensão universitária, auxiliando na fundação de um cursinho popular (Conexão, Ribeirão Preto), coordenando, temporariamente, a união dos cursinhos populares na região de Ribeirão Preto, participando de grupos musicais ligados à USP (na condição de percussionista) e colaborando com a Casa da Ciência (Hemocentro de Ribeirão Preto), por meio de aulas de neurociências para alunos do Ensino Básico. Atualmente, está adquirindo formação técnica em eletrônica e aprendendo a lidar com produção audiovisual, de modo a contribuir para a produtividade em divulgação científica do Grupo Verde.

FÁTIMA

Fatima é uma cadela que participa ativamente das reuniões do grupo de maneira bastante sutil mas extremamente importante. Foi encontrada da USP quando tentava imitar o toque de celular de um dos membros do grupo.


Anúncios