Admirável Mundo Novo 2013

“Admirável Mundo Novo” é um evento

cultural/científico; de caráter multi-temático; com objetivo de apresentar debates em temas atuais e de relevância social, dentre eles #MovimentosSociais, #Psicopatologia, #AbusoDeDrogas, #SujeitoModerno, #RevoluçõesNaInternet

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO, 23 NOVEMBRO 2013

►[8h30-9h] Retirada de materiais

►[9h-9h10] Abertura do Evento: Luis Henrique Milan Novaes (diretor geral do Núcleo Távola) e Matheus Teixeira Rossignoli (coordenador do Depto. de Neurociências do Núcleo Távola)

►[9h-10h30] Palestra: A toxicomania e o discurso da onipotência

★ Emmanuel Nunes de Mello (psicólogo e psicanalista com pós-graduação em filosofia pela UFSCar. Atua também como clínico e como pesquisador na área de toxicomania e na interlocução entre a psicanálise, filosofia e as patologias do social. É professor do Núcleo Távola- Instituto de Formação e pesquisa em Psicanálise.)

►[10h30-11h] Pausa para o café

►[11h-12h30] Palestra: Teoria da Transformação: da clínica à política

★ Christian Ingo Lenz Dunker (possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado pela Manchester Metropolitan University (2004). Atualmente é professor Livre Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Departamento de Psicologia Clínica). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, clínica, constituição do sujeito, Lacan e discurso. Em novembro de 2012 recebeu o 1o lugar do prêmio Jabuti na categoria Psicologia e Psicanálise pela publicação ampliada de sua tese de livre docência “Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica”.É colunista da Revista Mente & Cérebro.

►[14h00-15h30] Palestra: Pensando alto: que sentidos há em fazer tanta miscelânea com métodos das ciências naturais e das ciências humanas em Saúde?

★ Egberto Ribeiro Turato (Professor Titular em Prática de Ciência Unicamp em 2011, graduação em Medicina, residência em Psiquiatria e doutorado pela Pós-graduação em Ciências Médicas na Área Saúde Mental (com bolsa Fapesp) todos os graus obtidos na Unicamp; pós-doutorado em Interconsulta Psiquiátrica e Pesquisa Qualitativa, na Università degli Studi di Padova, Itália; Livre-Docência em Prática de Ciências na Unicamp.)

►[15h30-16h] Pausa para o café

►[16h-18h30] Mesa Redonda: Psicopatologia definindo o sujeito: um diálogo entre a neurociência e a psicanálise.
coordenação ★ Alcides de Souza

Abordagens biológicas, fenomenológicas e antropológicas da esquizofrenia segundo uma perspectiva multinível

★Stephan Malta Oliveira (doutorando em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social – UERJ (área de concentração: Ciências Humanas e Saúde); Mestrado em Psicologia Clínica – PUC-Rio; Residência em psiquiatria pelo Instituto Philippe Pinel-RJ; graduação em Medicina pela UFJF; Médico-psiquiatra da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis. Linha de pesquisa atual: “Abordagens biológicas e humanistas na psiquiatria contemporânea”)

Ansiedade e panico segundo perspectiva evolutiva

★ Frederico Guilherme Graeff (médico e pesquisador em psicofarmacologia e professor titular da Universidade de São Paulo – USP. Graduação em Medicina Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (1963) e doutorado em Farmacologia pela mesma universidade (1967). Pós-doutorado na Universidade de Harvard (19690 e Professor Visitante na Universidade de Oxford (1979). Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ansiedade, serotonina, matéria cinzenta periaquedutal e modelos experimentais de ansiedade. A partir do ano 2000, pesquisa principalmente sobre neurobiologia do transtorno de pânico.)

Anúncios